Resenha [09] Para Todos Os Garotos Que já Amei // Jenny Han

Título: Para todos os garotos que já amei
Autor: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 320
Ano de Publicação: 2015
Skoob: Adicione



"Mas acho que, nas questões do coração, não dá para prever como uma pessoa vai ser comportar."



Hey pessoas! Terminei esta leitura ontem e posso dizer que foi uma leitura bem leve e descontraída, porém não gostei, é engraçado pq a escrita da autora é ótima, mas as atitudes das personagens somadas as situações e acontecimentos do livro não me interessavam e soavam um tanto quanto infantil/adolescente na minha percepção.

Lara Jean é quem nos conta sua história neste livro, típica adolescente tímida e muitooooooo insegura, mas bem divertida também, em várias passagens do livro me pegava rindo a toa das atitudes dela.

 Nossa personagem principal tem dezesseis anos e é órfã de mãe, tem duas irmãs a Kitty, mais nova e Margot que é a irmã mais velha e que vai para seu primeiro ano na faculdade longe de casa, na Escócia.

Lara Jean é super romântica e sonhadora, por ser tão tímida, nunca teve coragem de viver uma verdadeira história de amor,  e vive fantasiando seus romances. Quando ela sente que enfim se "desapaixona" pelos garotos que esteve apaixonada, ela escreve uma carta de amor dizendo pelo que se apaixonou e despedindo do amor nunca vivido. Obviamente ela nunca envia as cartas, apenas coloca o endereço dos garotos e guarda em uma caixa de chapéu que herdou de sua mãe.

Mas eis que, misteriosamente Lara Jean descobre que suas cartas foram enviadas para seus casos de amores secretos, e claro, uma tremenda confusão é formada porque um de seus ex amores é também o ex namorado de sua irmã, Margot terminou com ele logo que foi para faculdade, que é o Josh, seu vizinho.

Para provar para Josh, que tudo não passou de um caso de amor beeemm antigo, Lara Jean arruma um namoro de mentira, com um garoto que também recebeu uma de suas cartinhas, que é o Peter K, que resolve entrar nessa de namoro ficticio para fazer ciúmes na sua ex que já está de namorado novo, mas que também da para saber que tem uma quedona pelo ex.

E como já prevemos, clichês vão rolar rsrsr, principalmente o clichê da trilogia, que infelizmente optei por não continuar lendo, engraçado que no começo a leitura se arrastou um pouco, mas depois fluiu bem, li metade do livro em uma tarde, mas não me convenceu, pensamentos e atitudes infantis da personagem me fizeram cansar da história, e olha que achei a premissa muito interessante, imagina um carinha que você "amou" há 3 anos atrás recebendo uma cartinha sua onde você revela seus sentimentos mais profundos e suas opiniões mais sinceras? 

Mas infelizmente não rolou, assim que terminei a leitura até pensei em ler o segundo pois realmente estava curiosa com o que ia rolar com os amores possíveis que vi ali e o final do primeiro livro fica bem aberto, mas dai li a sinopse do próximo livro e já desisti pois conclui que seria um clichê eterno que já tô meio que cansada de ver, então logo larguei para lá.

Outro fator que me cansou muito eram os sentimentos confusos de Lara Jean, tudo bem que ela é uma adolescente de dezesseis anos, mas ninguém ama e desama rápido assim gente, a confusão de sentimentos dos outros personagens também me irritou um pouco, e quando finalmente um personagem caiu em si de seus sentimentos, achei meio rasa a forma como se declarou e o desenrolar dos acontecimentos depois disso foi imaturo, rápido, sei lá, senti que foi corrido o final.

Li o livro em e-book, não consigo falar muita da edição, mas a capa é linda por d+ né? E legal também que as cartas da Lara Jean aparecem com outra fonte, o que dá um destaque bem legal.

Enfim, eu acredito que não sou o público alvo do livro, por isso não curti, mas vi resenhas tanto positivas quanto negativas na blogosfera, e achei a nota no skoob bem satisfatória (4,4 estrelas) a escrita da autora é muito fluida e bem descontraída, a premissa é super legal, mas os personagens e os acontecimentos não me convenceram =(.



2 comentários:

  1. Oi Aline, tudo bem??

    Eu até curto romances adolescentes, mas infelizmente este não me cativou para a leitura e olha que li diversas resenhas na época do lançamento super positivas e cativantes... mas não sei não me senti atraída e até entendo o teu ponto de vista quanto o que disse sobre as inseguranças da adolescente e te falo esse negócio de amar e desamar é bem tipico dos adolescentes de hoje viu... minha filha vive falando que gosta e desgosta... na verdade eles são muito intensos e acham que amam profundamente quando na verdade não passam de um gostar. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Aline.

    É a primeira resenha negativa que li sobre esse livro. Rs. Mas confesso que ainda continuo curiosa, pois sempre é bom nós mesmos lermos e tirarmos nossas conclusões.

    Realmente, a capa é linda. Eu não sei se tbm iria postar do livro, mas quero testar.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir